Uma das partes mais importantes para você o controle do teu dinheiro e suas dívidas é organizar suas finanças.
Anote tudo em uma planilha, caderno ou aplicativo, como achar melhor.
O importante é ter em mente que precisa organizar de forma detalhada para que possa ter uma base real de todos os seus gastos.
Parece um processo complicado, mas na verdade é muito simples, o que acontece que muitas pessoas começam a dificultar algo simples, deixando menos acessível para todos, principalmente pelo tipo de linguagem usada.
Por isso, nesse artigo quero te auxiliar de como fazer isso da forma simples e prática, como eu fiz. Porém, fica a seu critério analisar e ver se funciona pra você, ok?
Porque você precisa Organizar suas finanças?
Muitas pessoas acreditam que lidar com o dinheiro é muito intuitivo e que vão aprender na prática, com as porradas da vida.
Mas a verdade, é que muitas das suas decisões de gastos são porque você não aprendeu desde pequeno a fazer escolhas, tomar decisões e negociar.
Isso acontece porque, durante muito tempo no nosso país, ter muito dinheiro era privilégio de poucas pessoas, também o acesso a conhecimentos básicos, sem contar que a educação financeira nem era ensinada nas escolas.
Nossos pais com muito trabalho e esforço, lutaram para nos fornecer o básico e tudo que eles podiam. Com o passar do tempo as novas oportunidades foram surgindo, ocorrendo um grande aumento da classe média.
E por termos sido criados com muitas privações, crescemos com um desejo muito forte de fazer diferente dos nossos pais, e o acesso facilitado ao crédito que corroborou no excesso de comprar para ter tudo aquilo que não tivemos durante a infância.
O que nos leva a gastar demais, usar o cartão como complemento de renda, não conseguir fazer o dinheiro sobrar e poupar para os sonhos.
Anotar tudo na caderneta
Participei de treinamentos e assisti muitos vídeos onde as pessoas falavam que a melhor forma de saber como está a tua situação financeira é anotar todos os seus gastos por 30 dias em uma caderneta.
Essas anotações deveriam ser detalhadas e em cada página da caderneta nomear um gasto, por exemplo: café; e abaixo colocar data e todos os meus gastos com café, bombons; abaixo anotar datas e todos os meus gastos com bombons.
Não sei se você consegue fazer isso, mas se conseguir te dou meus parabéns.
Porque eu não consegui nem por uma semana, são muitas anotações que eu acabava ficando confusa e com a correria do dia a dia esqueci de anotar a maioria dos gastos.
Foi por isso que resolvi mudar o meu método para organizar as finanças
Como eu não conseguia anotar detalhadamente meus gastos, resolvi tentar outro método e fiz o seguinte, antes mesmo de receber meu salário que eu já sabia o valor.
Só depois separava uma quantia para cada conta que eu precisava pagar, depois separava quanto destinaria para os outros gastos.
Fazendo dessa forma, me ajudou mais organizar minhas finanças do que ficar anotando cada cafezinho tomado, o que na verdade só me deixava muito irritada e me sentindo incapaz.
Passo a passo como fiz para organizar as finanças.
O mais importante aqui é que você precisa entender que para começar a organizar as suas finanças, você primeiro precisa tomar algumas decisões com relação aos seus gastos.
E para isso é necessário conhecer quais são os seus gastos, fazer uma análise bem minuciosa de com o que você gasta mais e porque você gasta muito com isso.
Essas informações vão te ajudar a ter uma visão de alguns hábitos que precisarão ser mudados na tua vida para que a sua organização financeira seja efetiva.
Agora vamos aos passos que vão te ajudar a organizar suas finanças
#1 – Saber quanto você ganha (gera renda)
Aqui você precisa saber quanto você faz de dinheiro, como: salário, comissões, vendas, participação de lucros, etc.
#2 – Saber quanto você gasta
Tendo em mente seus ganhos incluindo tudo que fizer em renda extra, agora você vai anotar tudo o que você precisa pagar.
Observação: cartão não é uma categoria de gasto, abra a fatura e anote cada gasto efetuado.
#3 – Analise seus gastos e tome decisões de redução.
Eu gosto de usar canetinhas coloridas para marcar o que está muito alto e que preciso reduzir ou cortar.
Normalmente uso canetas vermelha para o que vou cortar, amarela o que vou reduzir e azul para o que considero importante, por isso esse só substituo por outro produto mais barato.
#4 – Estabelecer metas de gastos
Esse passo é na verdade uma forma de planejamento, onde você vai estabelecer um valor máximo para gastar com aquele determinado item, por exemplo: quanto gastar com delivery, qual valor reservado para passeios, para uso com gasolina, etc.
#5 – Saber o que fazer com o que vai sobrar
Quando você começar a aplicar os passos acima, você vai sentir que vai sobrar dinheiro. Porém, se você não tiver um destino definido para esse dinheiro que sobrar, muito provavelmente ele será gasto com coisas desnecessárias. Sabe aqueles momentos que o dinheiro some e nem sabe como?
Então, ter um sonho, uma meta pré-estabelecida vai te auxiliar a dar uma função importante para esse dinheiro e sentir que realmente sobrou, ok?
Espero que tenha te ajudado, deixe um comentário abaixo
Abraço,
Até breve.
0 Comentários