Erros cometidos ao precificar o seu produto ou serviço pode ser o fim do seu negócio.
Essa é a parte mais importante do teu negócio, pois é por meio dele que você vai manter-lo em pé.
E por isso é de extrema importância que você calcule o preço de forma correta para que não gaste de mais com fornecedores e tenha prejuízo.
O que acontece constantemente é o empreendedor não saber calcular esse valor e acabar cometendo alguns erros nesse momento que podem impactar diretamente nos resultados financeiros do negócio.
Sendo assim, apontamos alguns pontos que você deve levar em consideração na hora de calcular o preço.
#1 – Erro ao precificar é não considerar os custos
Saber os custos do produto que você vai vender é o primeiro passo para uma boa precificação.
O que vejo muito acontecer é o empreendedor fazer todo o cálculo do custo quando está começando o negócio.
Mas, com o passar do tempo esses produtos aumentam no fornecedor e por falta de tempo e correria do dia a dia, o empreendedor não volta para calcular o custo novamente para que o aumento seja repassado de forma correta ao cliente.
E o que acontece é que ele acrescenta um valor qualquer que acredita ser o suficiente.
Porém, como não foram feitos cálculos específicos, não são considerados os custos fixos e variáveis.
Deixando esse valor insuficiente para arcar com os custos da operação, ocasionando muitos prejuízos.
Por isso é sempre bom refazer os cálculos dos preços de tempos em tempos para não ter surpresas.
#2 – Erro ao precificar seria definir baseado na concorrência
Esse é um dos erros muito comum ao precificar que muitos empreendedores comentem.
E sim, olhar o preço do teu concorrente é muito importante para que você tenha sempre preços competitivos e venda mais.
No entanto, esse não pode ser o seu principal fator de decisão, pois cada empreendedor tem sua particularidade.
Pode acontecer de o concorrente ter mais tempo de mercado e por isso tem acordos melhores com fornecedores ou de os produtos serem inferiores ao que você usa no teu produto.
Então se você perceber que o teu produto está com o preço muito acima do mercado, seria interessante pensar em estratégias de diferenciação e mostrar ao cliente o valor que o teu produto agrega e que o concorrente não tem.
Agora se esse valor estiver realmente fora da realidade, seria o caso de analisar se esse negócio está realmente fazendo sentido.
#3 – Erro ao precificar é elevar muito o preço
Ter um preço muito fora da realidade torna o teu produto pouco competitivo.
Podendo impactar bastante nas vendas.
Mas antes de pensar em desistir, analise se não tem onde reduzir os custos, aumentar a quantidade produzida ou diminuir a margem de lucro.
E se nada disso der certo, faz uma analise do publico alvo desse produto e qual a percepção de valor deles.
Existe publico para todo o tipo de produto.
Você vai precisar pensar no que esse público gosta e mostrar a ele o diferencial do teu produto para um que é mais barato.
Tenho certeza que você, mesmo tendo um produto similar mais barato, mas porque você percebeu uma qualidade diferenciada ou porque ele te agregava status e luxo você escolheu o produto mais caro
Fazer o dever de casa com assertividade vai te economizar muita dor de cabeça e até muito dinheiro.
Então não pule etapas.
A precificação de serviço é diferente de produto?
Esse é um dos erros ao precificar um serviço porque as pessoas acreditam que como não tem o custo com a compra de produtos, acabam não considerando outros custos do negócio.
No entanto, é necessário considerar custos que auxiliam na prestação desse serviço, como: internet, plataformas, sistemas de gestão, telefone, transporte para deslocamento entre os locais.
Então apesar de não ter o custo de compra do produto para revenda, por outro lado tem outros custos para que a prestação de serviços ocorra.
Não basee o preço do seu produto ou serviço em “achismo“
Jamais estruture o teu negócio com base no que você acredita que vai funcionar ou se baseando apenas na concorrência.
Porque essa é a tua empresa e assim como você pode ter muitos lucros, também corre riscos.
Que podem ser reduzidos ao mínimo possível através de conhecimentos e estratégias.
Lembre-se que agora você não é mais um simples empregado, mas o responsável por tudo que acontece dentro do teu negócio.
Por isso, não esteja focado demais no operacional e esquecer da estratégia.
Pois o piloto não pode conduzir a aeronave e ao mesmo tempo ficar servindo cafezinho aos passageiros, pense nisso.
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