Erros cometidos ao precificar o seu produto ou serviço pode ser o fim do seu negócio.

Essa é a parte mais importante do teu negócio, pois é por meio dele que você vai manter-lo em pé.

E por isso é de extrema importância que você calcule o preço de forma correta para que não gaste de mais com fornecedores e tenha prejuízo.

O que acontece constantemente é o empreendedor não saber calcular esse valor e acabar cometendo alguns erros nesse momento que podem impactar diretamente nos resultados financeiros do negócio.

Sendo assim, apontamos alguns pontos que você deve levar em consideração na hora de calcular o preço.

#1 – Erro ao precificar é não considerar os custos

Saber os custos do produto que você vai vender é o primeiro passo para uma boa precificação.

O que vejo muito acontecer é o empreendedor fazer todo o cálculo do custo quando está começando o negócio.

Mas, com o passar do tempo esses produtos aumentam no fornecedor e por falta de tempo e correria do dia a dia, o empreendedor não volta para calcular o custo novamente para que o aumento seja repassado de forma correta ao cliente.

E o que acontece é que ele acrescenta um valor qualquer que acredita ser o suficiente.

Porém, como não foram feitos cálculos específicos, não são considerados os custos fixos e variáveis.

Deixando esse valor insuficiente para arcar com os custos da operação, ocasionando muitos prejuízos.

Por isso é sempre bom refazer os cálculos dos preços de tempos em tempos para não ter surpresas.

#2 – Erro ao precificar seria definir baseado na concorrência

Esse é um dos erros muito comum ao precificar que muitos empreendedores comentem.

E sim, olhar o preço do teu concorrente é muito importante para que você tenha sempre preços competitivos e venda mais.

No entanto, esse não pode ser o seu principal fator de decisão, pois cada empreendedor tem sua particularidade.

Pode acontecer de o concorrente ter mais tempo de mercado e por isso tem acordos melhores com fornecedores ou de os produtos serem inferiores ao que você usa no teu produto.

Então se você perceber que o teu produto está com o preço muito acima do mercado, seria interessante pensar em estratégias de diferenciação e mostrar ao cliente o valor que o teu produto agrega e que o concorrente não tem.

Agora se esse valor estiver realmente fora da realidade, seria o caso de analisar se esse negócio está realmente fazendo sentido.

#3 – Erro ao precificar é elevar muito o preço

erros que o empreendedor comete ao precificar

Ter um preço muito fora da realidade torna o teu produto pouco competitivo.

Podendo impactar bastante nas vendas.

Mas antes de pensar em desistir, analise se não tem onde reduzir os custos, aumentar a quantidade produzida ou diminuir a margem de lucro.

E se nada disso der certo, faz uma analise do publico alvo desse produto e qual a percepção de valor deles.

Existe publico para todo o tipo de produto.

Você vai precisar pensar no que esse público gosta e mostrar a ele o diferencial do teu produto para um que é mais barato.

Tenho certeza que você, mesmo tendo um produto similar mais barato, mas porque você percebeu uma qualidade diferenciada ou porque ele te agregava status e luxo você escolheu o produto mais caro

Fazer o dever de casa com assertividade vai te economizar muita dor de cabeça e até muito dinheiro.

Então não pule etapas.

A precificação de serviço é diferente de produto?

Esse é um dos erros ao precificar um serviço porque as pessoas acreditam que como não tem o custo com a compra de produtos, acabam não considerando outros custos do negócio.

No entanto, é necessário considerar custos que auxiliam na prestação desse serviço, como: internet, plataformas, sistemas de gestão, telefone, transporte para deslocamento entre os locais.

Então apesar de não ter o custo de compra do produto para revenda, por outro lado tem outros custos para que a prestação de serviços ocorra.

Não basee o preço do seu produto ou serviço em “achismo

Jamais estruture o teu negócio com base no que você acredita que vai funcionar ou se baseando apenas na concorrência.

Porque essa é a tua empresa e assim como você pode ter muitos lucros, também corre riscos.

Que podem ser reduzidos ao mínimo possível através de conhecimentos e estratégias.

Lembre-se que agora você não é mais um simples empregado, mas o responsável por tudo que acontece dentro do teu negócio.

Por isso, não esteja focado demais no operacional e esquecer da estratégia.

Pois o piloto não pode conduzir a aeronave e ao mesmo tempo ficar servindo cafezinho aos passageiros, pense nisso.

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