organizar a bagunça financeira no sistema

Organizar a bagunça financeira ou o caos financeiro vai te deixar com a visão mais limpa com relação à situação real do teu negócio.

Saber o quanto entra e sai de dinheiro do caixa, qual produto você vende mais, quais são os clientes que mais compram, vão te ajudar a montar estratégias específicas

E fazer com que você não fique tomando decisões com base em achismos, pois esse é uma forma muito perigosa.

Além de elaborar estratégias assertivas, estar com as Finanças Organizadas vai te ajudar a fazer investimentos no lugar certo e no momento certo.

E é por isso que nesse artigo eu quero te ajudar a organizar a bagunça financeira em 5 passos muito simples que vão mudar de uma vez por todas a situação financeira da tua empresa.

#1 – Separar dinheiro pessoal e do negócio

Todo empreendedor sabe que ter o dinheiro pessoal separado do dinheiro da empresa é o correto a se fazer.

Pois esse, é um dos primeiros ensinamentos dados pelo Sebrae em treinamento aos pequenos empreendedores.

Porem, na prática sabemos o quanto esse é um processo difícil de ser feito.

No entanto, se você não quiser que o teu negócio seja mais um nas estatísticas de negócios que não deram certo, essa é uma parte importante e que precisa ser feita.

Vamos entender os motivos para você dar esse passo.

  • Dificulta na hora de entender qual é o dinheiro de quem.
  • Você não consegue ter dimensão de quanto o teu negócio está saudável ou não.
  • Nunca sobrar dinheiro no caixa
  • Não tem dinheiro para investir e crescer o negócio
  • Não conseguir realizar os teus sonhos por medo de depenar a empresa

Pronta para começar, e que tal abrir uma conta bancária separada da sua pessoal, nem precisa ser PJ, pode ser uma conta digital, que hoje em dia é bem mais fácil e rápida de abrir.

#2 – Definir o pro-labore

Saber exatamente quanto é o seu dinheiro é o primeiro passo para estabelecer limites, metas e começar a organizar a bagunça financeira.

O pró-labore pode ser calculado baseado no seu padrão de vida.

Porém, esse deve ser um valor bem realista e não seja um valor tão alto que a tua empresa acabe fechando as portas por falta de caixa.

No meu trabalho como assessora financeira, tenho como objetivo remunerar o empreendedor para que se mantenha motivado a trabalhar e fazer o negócio crescer.

Então busque um número equilibrado para que seja o suficiente para suprir suas necessidades pessoais, mas também que ajude a tua empresa permanecer no mercado.

Se for necessário, seria bom reduzir seus custos pessoais nesse início de organização financeira e depois esse valor pode ser ajustado conforme as finanças forem melhorando.

#3 – Registrar o dinheiro que entra e sai do caixa

como organizar a bagunça financeira

As pessoas se concentram de mais em colocar dinheiro no caixa, focam em vender mais, montar estratégias de marketing e publicidade.

Mas esquecem de olhar o quanto sai do caixa e com o que está sendo gasto.

Ter o controle financeiro vai te ajudar a entender não só quanto está entrando no caixa, mas COMO ele está entrando.

Qual produto vende mais e qual é o mais lucrativo, pois pode ser que você está concentrando os seus esforços em vender um produto que te traz menos lucro ou até mesmo no que o cliente não quer.

Além de conseguir saber para onde o dinheiro está indo, quais os produtos de maior custo, qual categoria está levando a maior fatia do caixa.

#4 – Use categorias estratégicas

As categorias são os nomes que você vai dar para as informações que você precisa captar sobre o que entra e o que sai do caixa da empresa.

Monte categorias que te tragam informações específicas sobre os seus produtos e serviços que estão ligadas ao teu negócio.

Essas categorias precisam te ajudar a montar uma estratégia de marketing para vender mais e também perceber onde está o gargalo financeiro da tua empresa.

Mas sem generalizar demais e ter informações que você não vai saber usar.

Por exemplo, para você controlar o quanto está entrando de dinheiro no caixa.

Você pode listar todos os produtos e serviços que você vende.

Cada um desses, podem ser uma categoria para que você controle, quais são os produtos que você vende mais.

Você também pode usar como categoria os canais de vendas que você utiliza, nesse caso você vai saber quais são os canais que estão te dando mais retorno.

Mas, para entender o quanto tá saindo do caixa da sua empresa, você pode fazer uma lista de gastos que tem com os seus produtos ou serviços.

Os gastos fixos, que são aqueles que não estão ligados diretamente na produção mas que precisa precisam ser pagos para que o negócio continue funcionando.

Essas categorias precisam sim ser específicas, mas ter categorias demais pode ficar mais difícil de entender.

Então, busque agrupar essas informações de forma estratégica para não ficar muito confuso, isso vai te ajudar a como organizar a bagunça financeira do teu negócio.

organizar a bagunça financeira

#5 – Tome decisões assertivas

Agora que você já tem todas as informações que precisa, chegou o momento de usá-las para tomar decisões assertivas para o teu negócio.

Através dos números que você já começou a anotar em na sua forma de controle financeiro, que pode ser em folha de papel, planilha ou sistema de gestão financeira, você vai usar esses números para decidir o que fazer para crescer.

Então se você perceber que está gastando demais com fornecedores, significa que vai precisar fazer novos acordos com fornecedores ou fazer outro cálculo de precificação.

Ao entender que os teus custos fixos estão fazendo um rombo nas finanças, chegou o momento de você analisar quais são os custos que estão tomando demais o caixa da sua empresa para reduzir e enxugar.

O que normalmente acontece nas empresas que eu faço o controle financeiro, é que o empreendedor ainda não fez a separação do dinheiro pessoal e da empresa.

O gargalo financeiro está em saques consecutivos para pagar despesas pessoais.

Se for o seu caso, então é o momento de decidir o que vai fazer em relação a isso.

Gosto de dizer que informação é poder.

E ter informações das finanças do teu negócio pode te ajudar a tomar decisões que vão te levar ao sucesso.

Tudo depende do que você quer para o futuro da empresa

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